Sabonete Artesanal: História e Ciência

Sendo engenheira de formação, não podia deixar de abordar um pouco mais aprofundadamente o que é e de onde vem o sabonete, daí este artigo sobre história e ciência sobre sabonetes artesanais. Ver também o que me levou a começar a fazer sabonetes e instruções para fazer sabonetes em casa.

Cilindros em barro encontrados na antiga Babilónia, que descrevem a produção de sabão

Os Ascentrais do Sabonete Artesanal

A história do sabonete, mais propriamente do sabão, remonta aos tempos antigos, mais propriamente a cerca de 2800 A.C. onde começamos a encontrar os primeiros vestígios de produção de uma substância parecida a sabão, produzida com gordura animal fervida com cinzas (a cinza produzida pela queima de produtos vegetais contém hidróxido de potássio, uma substância alcalina que tal como o hidróxido de sódio, produz sabão).

Sabão a solidificar

O ancestral de todos os sabões históricos é o sabão de Alepo feito com azeite e óleo de bagas de louro. Com os mouros a sabedoria do fabrico de sabão espalha-se na Península Ibérica. Na falta do óleo de bagas de louro o sabão era feito 100 % de azeite. Depois da Conquista cristã no século XIII o sabão de azeite historicamente foi chamado “sabão Castilha”, CastelaCastilla ou Castile. O sabão produzido nestes centros tinha uma qualidade superior à dos sabões produzidos exclusivamente a partir de gordura animal (principalmente sebo, mas também óleo de peixe) conferida a matéria prima o azeite. Os povos do Norte da Europa não tinham acesso a este óleo vegetal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabão
Sabão Allepo

A Reação Química

reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação: a gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e os iões livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão.O sabão tem mais álcalis livres em sua composição do que os sabonetes, consequência de levar mais soda cáustica/barrilha/bicarbonato do que gordura no processo de fabricação.

HTTPS://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/SABÃO
Produção de sabão

Referências